Os cachos de Gabriela

04/12/2012 16:33

 

Gabriela, Cravo e Canela, personagem do escritor Jorge Amado, exibe madeixas de fazer inveja. Para você se inspirar e deixar as clientes ainda mais bonitas, CABELOS&CIA consultou cinco especialistas que revelaram o segredo dos cachos perfeitos da musa brasileira

 
 
 
 
Sucesso na década de 1970 com a atriz Sônia Braga, a minissérieGabriela voltou com tudo. Agora, quem interpreta a retirante do sertão que vai a Ilhéus (BA) dos anos 1920 para procurar emprego é Juliana Paes. Toda a sensualidade e a beleza brejeira da personagem se devem aos seus traços marcantes, à cor de sua pele e, é claro, à sua cabeleira maravilhosa, toda cacheada. Quem não deseja ter cabelos lindos e bem-tratados o tempo todo? E quanto mais naturais e saudáveis forem as madeixas, melhor! Corte, limpeza, nutrição e manutenção adequados são essenciais para manter os caracóis sempre perfeitos. Aqui, você vai encontrar os segredos definitivos (todos revelados) da forma, do brilho e do balanço dos cachos de Gabriela para as clientes que não abrem mão dos fios encaracolados.

Forma

Quando a cliente chega ao salão, ela deseja transformar as madeixas indomáveis e os cachos disformes em um cabelo poderoso de arrasar! Para isso, o cabeleireiro Wilson Eliodório, do Studio Wilson Eliodório (SP), explica que ondas perfeitas e domadas dependem de um corte apropriado.“Se o caracol for do tipo fraco e sem vida, deve ser aparado com tesoura corte de navalha, na horizontal, mecha a mecha. Já os mais grossos precisam ser cortados com navalha para afinar as pontas e criar definição”, ensina o expert.

O cabeleireiro Cassius Martins, do Cassius Martins Cabeleireiros (PA), faz a mesma aposta. Para ele, fios muito compridos e retos fazem com que o cacheado se perca. “Por isso, algumas camadas longas devolvem aquele ar brejeiro ao visual. Isso vale para os curtos e médios também. Base reta com a parte da frente maior e as pontas repicadas deixam o look mais chique. E fuja das franjas. Elas ficam bem somente se a raiz for lisa”, explica Cassius. Wilson lembra que a hora da secagem é muito importante para controlar as madeixas. O profissional deve optar pelo difusor com o secador em velocidade baixa para não desmanchar o cacheado.

Brilho

Sabe aquele cabelo encaracolado luminoso, de comercial de xampu? Então, é com ele que a clientela deseja sair do salão. Mas o que acontece com as madeixas é o seguinte: por não ter a superfície lisa, o fio cacheado não reflete brilho. Então, o hairstylist Cláudio Miguel, do Cláudio Miguel Hair Design (RJ), diz que essa é uma das reclamações de suas clientes. Nesse caso, ele corrige o problema com a aplicação de sérum ou spray de brilho.

Outros dois procedimentos importantíssimos para garantir a luminosidade das madeixas é a hidratação e a nutrição dos fios. “Dessa maneira, repomos a água e as proteínas que os fios perdem diariamente”, explica Cassius. Eliodório afirma que tratar o couro cabeludo é fundamental.“Gosto muito de fazer, após uma limpeza profunda, uma gomage, espécie de exfoliação nessa área. Aplico produtos mentolados que promovem a oxigenação do bulbo capilar”, recomenda o expert. Em seu salão, ele mesmo manipula as hidratações que faz. Wilson usa óleos essenciais, como o de jojoba, copaíba, coco e amêndoa, e proteína animal, como o tutano de boi.

Balanço

O andar faceiro de Gabriela reflete no movimento de suas madeixas. Mas para conseguir que os cachos tenham um balançar sincronizado e leve, a textura precisa estar impecável. “Em alguns casos, recomendo a selagem ou retexturização, que é um procedimento a seco, sem formol, que consegue domar a cabeleira, controlar o frizz, dar brilho sem destruir os caracóis”, diz Wilson. A cabeleireira Mônica Casado, do Fios de Cabelo (AL), é adepta desse tipo de processo, pois a fibra capilar fica toda alinhada, mais fácil de trabalhar.

Para Cláudio Miguel, o profissional consegue um encaracolado se fizer um bom diagnóstico antes de indicar qualquer tratamento. A cliente, por sua vez, precisa continuar a manutenção em casa com os produtos adequados. “Finalizadores inadequados, que deixam o cabelo pesado, comprometem o balanço. Cuidado na hora de recomendá-los à pessoa. O corte também é responsável pelo caimento natural”, ressalta o cabeleireiro.

O hairstylist Cassius dá algumas dicas para garantir o swing dos fios: lave, enxágue e desembarace-os. Aplique gotas de sérum nas pontas e uma bola de musse no comprimento. Com uma toalha seca ou papel absorvente, amasse delicadamente as madeixas. Depois, jogue-as de um lado para o outro, amasse-as e leve tudo para frente. Amasse novamente. Seque com difusor. Pronto. Eis que surgirá Gabriela!