Faça chuva ou faça sol

04/12/2012 17:29

 

 

Inimiga número 1 do cabelo comportado, a umidade pode acabar com o dia de qualquer pessoa. Para não deixar a sua cliente na mão – e não perder aquela escova incrível por causa da chuva – apresentamos dicas e produtos que controlam o frizz

Goldsworthy
 
 
Chuva, gotículas de água, do vapor ou qualquer tipo de umidade deixam a gente de cabelo em pé – literalmente. Mas graças aos cabeleireiros e aos produtos específicos para controlar o frizz, há sim soluções para amenizar o arrepiado.

A cabeleireira Cristiane Calçolari, do salão paulistano L'Officiel III, dá algumas dicas essenciais:

- O frizz pode ser reduzido com uso de produtos como o Ciment Thermic, Kérastase (indicado para cabelo fino). Para os fios grosss, os mais indicados são o Nectar Thermic, Kérastase, ou o Smoothing Lusterizer, TIGI. 

- Vale ressaltar que se o cabelo apresenta muito frizz pode não estar saudável. Nesse caso, o ideal é tratar os fios no salão e em casa com produtos de hidratação. O que a mulher pode fazer em dias muito úmidos, por exemplo, é usar um bom leave-in antes de secar o cabelo após o banho.

- Ondulados e cacheados sofrem mais com a umidade. Então, a dica é evitar o secador, chapinha e babyliss para não sofrer com a alta temperatura, que pode causar ressecamento do fio. Além disso, há o risco do “choque térmico” com a umidade. Para o kit de sobrevivência, leave-in ou modelador de cachos no cabelo úmido e deixar secar naturalmente.

- Para os lisos, a mesma recomendação: evitar fontes de calor nos dias mais úmidos. Se for mesmo necessário, apostar na temperatura morna ou fria, e silicone do meio para as pontas. E nunca prender os fios porque ao soltar vai acentuar o arrepiado.

- Se o tempo estiver chuvoso, uma opção é apostar em penteados como rabo-de-cavalo ou coque. 

- Indique para a cliente xampu e condicionador específicos para prevenir o frizz. Também vale fazer hidratação periódica no salão e em casa para manter os fios saudáveis, brilhantes e evitar o arrepiado.

 

 

 

 

 

 

 

 

 



 
 
 

Creme para pentear Disciplinante, da linha Biolage Lissthérapie, Matrix
Nutre instantaneamente os cabelos, ajudando no controle contínuo do frizz e dos fios eletrizados. 

Finalizador Antifrizz Final Effects, Lowell
A fórmula tem a mistura de silicones e filtro solar, que formam uma película bem fina para dar brilho e amenizar o arrepiado dos fios.

Finalizador Pro Age Color, Charming
Traz um composto de mel, própolis e geléia real que hidrata e nutre o cabelo da raiz às pontas, reduzindo o efeito de pontas duplas e o frizz. 

S.O.S. Summer Masque, K.Pro Profissional
Rica em minerais, extrato de pérola marinha, queratina hidrolisada e quartenizada, oferece hidratação profunda para os fios.

Gloss Shine, Truss
Silicone que elimina os fios arrepiados, evita o ressecamento, e ameniza as pontas duplas. 

Real Control Slim Supreme, Redken 
Sérum multiuso para redução de volume indesejado e frizz. Também ajuda a amenizar as pontas duplas e aumentar o brilho dos fios.

 

 

(continuação)
 
 
 
 
Smoothing Flex Mold Anti-Frizz, Kaedo Profissional
Com fixação moderada, reduz a carga estática, elimina os fios arrepiados e modela o cabelo. 

Liquid Gloss, da linha Flaunt, Sebastian
Tem uma poderosa ação anti-frizz, selando o cabelo para um acabamento brilhante, eliminando instantaneamente a estática.

Revitalizante Leave-in, Itallian Hairtech
Enriquecido com proteínas, promove o condicionamento do cabelo e cria uma película protetora, reduzindo o volume e eliminando o frizz. Ideal para fios alisados ou relaxados.

Leave-in Control Wave, Vult
Contém ativos vegetais, que recuperam a elasticidade dos cacheados e promovem hidratação intensiva. 

Elixir Oléo-Relax, Kérastase
Reduz o volume, devolve brilho e disciplina fios muito secos e extremamente rebeldes.

High Hair Flat Iron Spray, Wella
Defrizante em spray para ser utilizado antes da aplicação da chapinha, protegendo os fios do calor. Possui efeito anti-frizz. 

Leite de Pentear Elséve Reparação Total 5, L'Oréal Paris
Disciplina os fios e reduz o frizz sem deixa-los pesados. A textura leve permite que seja aplicado várias vezes, sempre que houver necessidade.