Cuide da pele nesse verão: saiba como evitar a oleosidade excessiva

08/12/2012 13:41

 

Cuide da pele nesse verão: saiba como evitar a oleosidade excessiva
 

Muito sol, calor e ambientes abafados, esse é verão que as brasileiras conhecem. E é ele também que proporciona o aspecto oleoso na pele, principalmente no rosto. A dermatologista Miriam Sabino de Oliveiracomenta o que fazer (e principalmente o que não fazer) para cuidar da pele na estação mais quente do ano.

 

“No verão, normalmente, a oleosidade aumenta porque com as altas temperaturas as glândulas sudoríparas recebem um estímulo maior, queaumenta a produção de suor para proteger a pele”, explica. Por isso, não se deve tentar retirar o aspecto gorduroso da face. Segundo a dermatologista, o ato de lavar o rosto várias vezes ao dia, por exemplo, pode ser entendido pela pele como uma agressão, algo que só aumentará a oleosidade.

Limpar a pele com produtos abrasivos também é uma péssima ideia. “Algumas pessoas usam álcool e até pasta de dente. Eles secam a pele momentaneamente e depois resultam em uma maior produção de óleo”, conta.

 

O que fazer então?
Miriam orienta lavar bem o rosto pela manhã com sabonete neutro e passar protetor solar oil free (aqueles menos cremosos). “Existem diversos produtos no mercado aliados ao fator de proteção solar que ajudam a controlar a oleosidade”, diz.