Os cinco mandamentos dos cabelos com mechas para o verão

29/12/2013 13:42
SOL E PRAIA NÃO PRECISA SER UMA COMBINAÇÃO NEGATIVA PARA A SAÚDE DOS CABELOS. BASTA REDOBRAR A ATENÇÃO COM ELES (Foto: Thinkstock)

Sol, verão e fios saudáveis e com brilho combinam? Claro que sim! Mesmo as madeixas que passaram por algum tipo de processo químico, como mechas ou californianas, podem manter a cor e a sedosidade com o combo “água do mar + piscina”. “As luzes californianas são grande tendência para esta estação porque têm a ver com o estilo das brasileiras. Elas voltaram mais harmoniosas, com cara de que a mulher já nasceu assim”, diz Marcos Proença, cabeleireiro de famosas como Flavia Alessandra e Isabeli Fontana e hairstylist da marca de cosméticos francesa L´Oréal. Proença dá cinco dicas essenciais para quem quer adotar a cor do verão e manter as madeixas em dia.

ATENÇÃO, ATENÇÃO!
Redobrar os cuidados é a palavra-chave para manter os fios em dia. “Faça hidratação a cada quinze dias. Não deixe para correr atrás do prejuízo depois que o cabelo estiver sensibilizado”, aconselha. É possível fazer esse processo de reconstrução em casa. O expert aconselha misturar um óleo sem enxágue com uma máscara de hidratação e deixar o produto agir ao longo dos fios e nas pontas durante o banho. “O vapor do chuveiro ajuda a maximizar o efeito”, diz. E não se esqueça de retirar todo o produto dos fios para que eles não fiquem pesados.

 

 

 

FLAVIA ALESSANDRA E ISABELI FONTANA SÃO ALGUMAS DAS CELEBRIDADES QUE TÊM SEUS CABELOS TRATADOS POR MARCOS PROENÇA (FOTO: DIVULGAÇÃO/TV GLOBO E DIVULGAÇÃO/L´ORÉAL)

OLEOMANIA
No verão, aposte nos óleos sem enxágue para os cabelos. Além de darem um efeito bonito, eles protegem a cor e a saúde dos fios. “Depois de lavar os fios, ‘suje’ dez por cento das madeixas, sempre do comprimento para as pontas, com o óleo e deixe até a próxima lavagem”, indica Proença. O ideal é passar sempre menos do que imagina para não errar e deixar com um aspecto pesado.


MANTENDO A CORNEM VERDE, NEM AMARELO
Os fios loiros têm tendência a ficar esverdeados depois de um contato prolongado com o cloro da piscina. Para amenizar esse efeito, a dica é lavar os cabelos com um xampu de limpeza profunda uma vez por semana e aplicar um condicionador ou máscara com alto poder hidratante. Vale investir em produtos com óleo de argan, macadâmia ou manteiga de karitê. Já para evitar o efeito amarelado, use um xampu com pigmentos violetas uma vez por semana. Eles geralmente são indicados para cabelos loiros.

A exposição ao sol causa uma fotodegradação nos cabelos e a cor tende a desbotar mais rapidamente. “Uma boa dica é dar uma acendida nos fios ao longo do verão no salão. Se não puder ou tiver habilidade para fazer isso em casa, intensifique o brilho com descolorante em algumas mechas”, diz o cabeleireiro. Proença garante que os fios continuarão com a cor bem luminosa.