Como voltar aos cachos

06/03/2013 01:13

 

 

Hingrid Meinelecki

Shampoo preferido: Eu sempre mudo o shampoo e condicionador, não tenho o preferido, mas o da vez é o Elséve Hidramax Colágeno
Condicionador preferido: Elséve Hidramax Colágeno
Máscara preferida: Máscara Control Wave – Vult
Leave-in preferido: Como leave-in eu uso o Bafafá Creme para Pentear da Natura Naturé.
Produto Extra: Pra manter os cachos no lugar, quando o cabelo tá quase seco eu passo o a Pomada Modeladora Advance Techniques da Avon, amassando ele com a pomada espalhada na mão.

Rotina de cuidados:
Não faço nada demais na rotina de cuidados. Primeiro que eu não seco o cabelo esfregando a toalha nele, só apertando pra sair o excesso da água. Outra é que eu nunca passo pente ou escova, só desembaraço com os dedos qdo estou passando o creme. Também não lavo todos os dias, pois perde muito o brilho.

Dica para ter o cabelo bonito:
Olha, a melhor dica que eu posso dar por experiência própria é: dá pra cortar o cabelo enrolado, e usar ele curto! Eu por muito tempo mantive o cabelãoo enrolado por medo de que se cortasse curto ele armasse. Erro. Quando eu cortei, fiz uma boa hidratação meu cabelo virou outra coisa. Ficou muito mais fácil de manter e os cachos muito mais evidentes, não deixo mais o cabelo curto por nada dessa vida! Um bom cabelereiro faz milagres!

Reny do Cabelos em Teste

Shampoo preferido: Pantene Restauração Profunda. Uso no dia-a-dia e sempre tenho bons resultados.
Condicionador preferido: Gosto do Condicionador em spray Bonacure Moisture Kick
Máscara preferida: Máscara de Hidratação Intensiva Moroccanoil.
Leave-in preferido: Round Trip Liquid Curl Definer – Paul Mitchell (ele tem a consistência de gel, modela os cachos sem pesar)
Produto Extra: Uso o RD Protein Cream como reparador de pontas. Além de proteger, ele deixa as pontas com um aspecto macio.
Também adoro o spray de Brilho Moroccanoil (mas esse tem que moderar na aplicação)

Rotina de cuidados:
Hidrato meus cabelos em todas as lavagens. Fora isso sempre uso muito Leave-in, associado a um finalizador, seja pra doar brilho, proteger as pontas ou diminuir o frizz.

Dica para ter o cabelo bonito:
Hidratar os cabelos em todas as lavagens. Mesmo que você esteja super apressada, use uma hidratação rápida, dessas de três minutinhos. Outra dica, após usar o Leave-in, amasse os cachos de baixo para cima e evite mexer no cabelo até que ele esteja completamente seco. Isso diminui o aparecimento de Frizz, e ajuda a manter os cachos modelados.

Dalvania Muniz

Shampoo preferido: Depois de ver este vídeo da Paola Gavazzi, passei a usar um shampo neutro antes do meu shampoo de tratamento. Uso de uma marca chamda Kelma, que vende litrão. Shampoo de tratamento, no momento alterno Nouvelle Cristalli e Avon Prolongador da Cor.
Condicionador preferido: Prefiro utilizar a mesma marca de condicionador e shampoo, então agora estu usando Nouvelle Cristali e Avon Prolongador da Cor.
Máscara preferida: Tenho várias, já até perdi a conta. Se eu tivesse que escolher apenas 3, ficaria com: Griffus Coquetel de Frutas (aquela que tem faixas de cores) pra hidratação, Amend Hair Dry com D’Pantenol e Manteiga de Karité para Nutrição e Máscara Reconstrutora Acquaflora + Queratina Bioextratus para Reconstrução.
Leave-in preferido: Tenho dois: Yamasterol da Yamá e Creme Umidificador Gold Black, Amend.
Produto Extra: Mousse Charming Gloss Collection, Cless, pra não virar um leão durante o dia, e Umidificador Permanente Afro Cabelos Cacheados, Niely, só por causa do filtro solar.

Rotina de cuidados:
Lavo dia sim, dia não, e hidrato umas 2 vezes por semana. A cada 15 dias uso Shampoo Anti-Resíduos.

Dica para ter o cabelo bonito:
Conheço 3 técnicas ninjas para definir os cachos: PloppingFitagem e Rake&Shake. Eu pessoalmente prefiro o plopping, R&S não funciona comigo, e fitagem dá muito trabalho. Outra dica é nunca pentear os cabelos secos, aliás, eu só penteio com os dedos, faz tempo que meu cabelo não vê pente. A umectação é tudo e deixa os fios super sedosos, também dou preferência à toalha de microfibra para secá-los, toalhas comuns são ótimas pra te encher de frizz. A minha eu comprei no ebay, essa aqui.
Eu também faço pré-poo, nada mais é do que aplicar óleo vegetal no comprimento e pontas do cabelo antes de lavar, pra proteger da agressão do shampoo. Pode ser azeite, até mesmo óleo de soja. Mas tem que ser vegetal, cuidado com aqueles de farmácia, que são basicamente uma mistura de óleo mineral, corante e fragrância. Eu uso óleo de semente de uva puro, comprei em uma loja de produtos naturais. Você aplica o óleo, encharca mesmo o cabelo e parte pra lavagem.
E pra quem está procurando dicas, super indico a Comunidade Cabelos Cacheados.

Isabela Maia

Shampoo preferido: Clear Hidratação profunda (como o cabelo cacheado pede muito creme é sempre legal usar um shampoo anti caspa )
Condicionador preferido: Brilho Gloss da Seda
Máscara preferida: Nutrição Celular da Aquaflora
Leave-in preferido: Controle de Volume da Aqua flora
Produto Extra: Mousse da Miss Pleez e Curl-perfecting Spray da John Frieda

Rotina de cuidados:
Lavo os cachos todos os dias de manhã pois meu fio é bem fino e meus cachos não sobrevivem uma noite de sono. Costumo desembaraçar os cachos durante o banho pois fazer isso após o banho aumenta o frizz. Uso um creme de pentear, depois passo o Leave-in, ou mousse e se precisar que os cachos durem mais, passo um pouco de gel.

Dica para ter o cabelo bonito:
Acho que não é legal pentar o cabelo cacheado com escovas ou pentes que as cerdas sejam muito juntas. Isso desmancha o cacho! O melhor, se possível, é pentear com o dedo. Também não é bom prender o cabelo demais em penteados que puxem a raiz do cabelo, como rabo de cavalo. E hidratar sempre! Os cachos só se formam com perfeição se estiverem bem hidratados!
Meu conselho para aquelas que nunca colocaram química no cabelo é, não colequem. Comecei a relaxar o cabelo com 10 anos apenas para soltar os cachos e facilitar na hora de pentear. Aos 15 resolvi parar pois meus cabelo passou a partir as emchas e a ficar liso demais. Passei dois anos esperando o cabelo crescer e foi um processo dificil! Pensem muito bem antes de fazer qualquer tratamento permanente!

Ursula Fonseca

Shampoo preferido: Tigi Catwalk Curls Rock Shampoo
Condicionador preferido: Tigi Catwalk Curls Rock Conditioner
Máscara preferida: Kérastase Nutritive Masquintense (para cabelos finos)
Leave-in preferido: Curls Rock Leave-in Moisturizer
Produto Extra: Wella – Balsam Liquid Hair (queratina líquida)

Rotina de cuidados:
Lavo os cabelos dia sim, dia não. Aplico shampoo duas vezes em movimentos delicados dando ênfase ao couro cabeludo e levando o excesso do produto para o comprimento. Depois aplico o condicionador apenas no comprimento e com os dedos desembaraço os cabelos. Deixo o produto agir uns 5 minutos e enxáguo. É importante a água não ser muito quente, porque isso deixa os cabelos opacos e com frizz. Aperto os fios com as mãos para tirar o excesso da água e penteio com um pente de dentes largos. Jogo os cabelos para a frente e amarro uma toalha para que ela “sugue” o excesso da água. Tiro a toalha da cabeça e aplico o leave-in em todo os comprimento do cabelo e o restinho que sobrar na palma das mãos, também passo próximo ao couro cabeludo para evitar o frizz hidratando desde a raiz. Jogo o cabelo para frente e para tráz umas 3 vezes e pronto! Só deixar secar naturalmente.

Dica para ter o cabelo bonito:
Como meus cabelos são bem fininhos, não sofro muito com as pontas secas porque mantenho meus cabelos fazendo hidratação semanal com a máscara da Kérastase para cabelos finos. Lavo os cabelos 2 vezes com shampoo anti-resíduos (pode ser de qualquer marca) e aplico a máscara enrolando meu cabelo num coque alto. Coloco uma touca plástica e por cima, aquela lendária touca térmica (que liga na tomada). Muitas pessoas acreditam que essa touca queima os cabelos, mas para mim sempre funcionou. Uso essa touca a pelo menos 15 anos e nenhuma reclamação, só elogios. Fico com a touca térmica 10 minutos, tiro da tomada, espero esfriar e enxáguo os cabelos em água morna. Aí com os cabelos molhados, penteio com pente de dentes largos, aplico leave-in ou queratina líquida e deixo secar naturalmente.

Flávia Reis

Shampoo preferido: Amo toda a linha Gold Black da Amend, mas ultimamente tenho usado a linha para Cacheados Amazônia, da Hummidus e estou tendo ótimos resultados, além do Pantene que tem resultado quase instantâneo para aquelas que estão querendo recuperar ou ativar os cachos.
Condicionador preferido: Assim como no caso do Shampoo uso sempre as mesmas linhas, porém com o passar do tempo por melhor que seja o produto ele começará a perder seu efeito, por isso sempre os alterno.
Máscara preferida: Amo de paixão a da Pantene para cabelos cacheados ela é super rápida e é perfeita para quem não tem tempo de hidratar durante a semana pois ela pode ser aplicada até mesmo durante o banho umas duas vezes por semana, já nos fins de semana tem que procurar dar uma caprichada com algo mais profundo como as hidratações com queratina em certa frequência (ao menos de 15 em 15 dias).
Leave-in preferido: Mais uma vez vou citar a Pantene aqui, mas os produtos da linha de cabelos cacheados da marca realmente me deixam muito satisfeita, mas além dele tem também da Avon Advance Techniques o Hidrabalance para Cabelos Crespos com Aloe Vera.
Produto Extra: Uso o Gel de linhaça que é bem fácil e oferece um excelente resultado (esse eu aprendi na comunidade de cabelos cacheados, nesse link aqui), O Colágeno da L’Oréal, que é maravilhoso e ainda da Avon Advance Techniques tem o reparador de pontas, o Spray de fixação e para finalizar o Óleo de Hidratação à quente.

Rotina de cuidados:
Lavá-los um dia sim um dia não sempre usando água fria, usar sempre pentes com as cerdas largas de preferência de madeira e com paciência para ir moldando os cachinhos, deixá-los sempre secando naturalmente (nada de secador!), usar sempre o Leave-in e fazer hidratação frequentemente ao menos umas duas vezes por semana passar uma daquelas de 3 minutinhos (são milagrosas pois nada como um cabelo hidratado!), com o tempo comecei a pentear os fios só com os dedos, que dão um ar mais natural e um balanço bem mais bonito às madeixas. Quem faz luzes constantemente como no meu caso é importantíssimo sempre deixar as mechas em dia como em qualquer outro tipo de cabelo e o cuidado é dobrado porque resseca muito mais.

Dica para ter o cabelo bonito:
O modo de aplicar os produtos massageando e amassando o cabelo para formar os cachos faz bastante diferença.

Rafaela Cavalcante

Shampoo preferido: Elsève Hidra-Max Colágeno (Cabelos muito cacheados a crespos)
Condicionador preferido: Elsève Hidra-Max Colágeno (Cabelos muito cacheados a crespos)
Máscara preferida: L’Oréal Professionel Absolut Repair
Leave-in preferido: Creme para pentear Elsève Hidra-Max Colágeno (Cabelos muito cacheados a crespos)
Produto Extra: Umidificador de cachos – Elsève Hidra-Max Colágeno (Cabelos muito cacheados a crespos); Liss Ultime Reflexium, da L’oréal, que é uma espécie de oléo intensificado de brilho e controlador de frizz; Fluído restaurador de pontas – Hidrabalance, Advance Techniques da Avon

Rotina de cuidados:
Começo pelo Shampoo e lavo, geralmente, uma única vez. Caso sinta que o cabelo ainda não está limpo o bastanto, lavo com shampoo mais uma vez. Em seguida, utilizo o condicionador, que não passo em todo o cabelo: começo massageando as pontas e vou subindo, evitando a raiz. Ao sair do banho, seco um pouco com a toalha e aplico o creme para pentear. Não faço mais nada depois disso, e não tenho problemas em secar ao vento. Caso ele seque no ar condicionado, pode ser que fique com frizz. Quando isso acontece, uso um umidificador ou um oléo restaurador. Meu cabelo é longo (até o meio das costas, mais ou menos. O que é muita coisa quando resolvo escová-los!), exatamente porque quanto mais curto, mais volumoso fica. E eu prefiro cachos quietinhos! Vale lembrar que é muito difícil pentear os cachos quando já secos, porque eles se desfazem e ficam aquela coisa horrorosa! Dá pra fazer penteados com o cabelo seco, a custa de muito jeitinho e carinho, mas dá! Pra isso, uso também o umidificador. Quando vou à praia ou piscina, utilizo a linha de praia da Neutrox.

Dica para ter o cabelo bonito:
Não sei se faz sentido, mas gosto de mudar os produtos que uso, porque os cachos parecem “se acostumar” com determinado produto, e vão perdendo aquele brilho que ganharam no início. Como não gosto do meu cabelo curto, é importante pelo menos aparar as pontinhas de vez em quando, porque os cabelos cacheados têm uma tendência chatinha à ter pontas duplas e ressecadas. Por isso mesmo, procuro fazer hidratação pelo menos duas vezes no mês. Outra dica é utilizar a menor quantidade possível de química. Eu nunca alisei (fora escova comum) ou pintei os cabelos, o que, sem dúvida, contribui pra um aspecto sempre natural.