A ARTE DA BARBA POR FAZER

13/12/2012 18:38

 

Hoje não há mais um padrão obrigatório quando se trata de pelos no rosto. A barba não é item indispensável, mas está bastante presente, seja nas novelas, passarelas ou mesmo nas ruas. Até o bigode voltou entre os mais moderninhos. Se você não quiser arriscar muito, mas pretende investir no visual barbado, a barba "por fazer" é o que você precisa.

A barba por fazer garante aquele visual "bagunçado", com ar de rebeldia e virilidade, ao mesmo tempo em que não deixa uma aparência suja ou irresponsável. Voltou com tudo no Brasil lá no começo dos anos 2000 quando Matteo abalou os corações no horário nobre, em busca de sua Giuliana, na novela Terra Nostra. De lá pra cá, muitos foram e são os adeptos da barba por fazer.

Para cultivá-la, deixe a barba crescer por uns 3 ou 4 dias. Depois disso, é só manter o tamanho utilizando um aparador de barba ou mesmo uma máquina de cabelo sem pente ou com o pente número 01 ou 02. O comprimento dos fios deve estar de acordo com seu ambiente de trabalho e com a sua idade - os pelos mais longos são permitidos aos homens mais novos e descolados.

Querendo um rosto mais quadrado, com a aparência de uma linha do maxilar definida, vale deixar a barba mais rala nas laterais e um pouco maior na altura do queixo.

Outra dica indispensável é cuidar dos excessos. Nada de pelos no pescoço ou subindo demais pelas bochechas. Portanto, continue usando sua lâmina para escanhoar as áreas que você quiser manter limpas, dando o formato desejado à barba.

Há quem ame e quem odeie os homens barbudos. Mas, pode perguntar ao primeiro grupo de mulheres que você encontrar e a resposta deve ser uma: barba por fazer é um charme!